sábado, 15 de dezembro de 2007

America's Favorite Gun


O pequeno Thomas está sentado no sofá da sala assistindo a um enorme comercial que ele acredita ser um desenho de luta. Ele fica vendo o negócio de pé, completamente vidrado no negócio. Era o penúltimo episódio. Ele precisava saber a verdadeira identidade do misterioso Tigre Mascarado que, finalmente, após uma centena de temporadas, estava prestes a ser revelada. 

Mas é por aí que o canal anuncia os comerciais.

O garotinho recosta no sofá, emburrado, e o comercial começa logo em seguida:

Dick Hartigan está de braços cruzados com um cigarro Red Apple na boca, encostado na lateral de um jipe Land Rover preto, todo sujo de lama. No meio do deserto californiano, o céu está limpo. O sol brilha. Certamente está calor e Dick, como de costume, está com um aspecto sujo e suado. Dick olha a hora em seu Rolex digital, termina de beber uma Budweiser sob aquele sol escaldante e joga a garrafa de vidro pra trás. Ele é um cara grande e forte, mas seus cabelos já são bem brancos, num corte curto e militar.

- E aí, molecada?

Dick joga seu cigarro no chão e, após apagá-lo com suas grandes botas de couro preto da Timberland, abaixa seus óculos escuros Ray-Ban e olha Thomas diretamente nos olhos por um instante. Dick continua, com sua voz rouca e grave:

- Eu sou Dick Hartigan e eu vou dizer uma coisa pra vocês: até homens grandes e fortes como eu mascam chicletes. - Num tom autoritário mas amigável, ele finaliza, como que dando um importante conselho: - Mas não é qualquer coisa por aí!

O homem se desencosta do enorme carro e anda até duas mulheres peitudas, apenas de biquíni, carregando grandes metralhadoras M16 fabricadas pela Colt Defense, uma de cada lado de uma mesa coberta pela bandeira dos Estados Unidos. Dick puxa a bandeira da mesa e diz:

- Caras como eu comem AMERICA'S GUM.

Ele pega o chiclete (vermelho e azul, com estrelinhas brancas) e logo joga o negócio na boca. Quase que imediatamente, as duas mulheres avançam sobre ele. A da direita tira sua blusa branca e lisa da Adidas enquanto a outra, abaixada, acaricia suas pernas visivelmente musculosas sob a justa calça jeans da Diesel.

A cena é logo interrompida.

Numa monótona sala de aula, um loirinho sapeca de cabelos espetados (com gel L'Oréal), usando uma correntinha da Quicksilver no pescoço, observa a bunda da professora coberta por uma minissaia vermelha e apertada da Zara, enquanto ela escreve números sortidos no quadro (números que, de trás pra frente, representam a aparição das letras C, O, M, P, R e E no alfabeto). No fundo da sala, um menininho moreno e alérgico de óculos não para de fungar e espirrar. O loirinho tem seu delírio interrompido (sob o efeito sonoro de um disco antigo emperrando) e, irritado com a situação, pega um chiclete do bolso. Ao botar o negócio na boca, fica imediatamente brilhando e visivelmente mais musculoso. Ele se levanta rapidamente e a professora não tem tempo de impedí-lo: ele soca o menininho alérgico, que voa na parede da sala (pela janela, vê-se rapidamente um MC Donald's do lado de fora), logo depois caindo no chão com um filete de sangue lhe escorrendo da boca. 

Suas roupas não são indentificáveis, mas todas as mochilas de todo o resto da sala são dos modelos mais recentes da JanSport, assim como todos os tênis são da Nike. Após o golpe, todos se levantam impressionados e um close apresenta os novos modelos infantis do tênis. A professora - uma moça gostosa e peituda, de cabelos cacheados e óculos de armação vermelha, da Armani - fica orgulhosa: 

- Uau, Josh! - ela exclama, com um tom sensual, usando um batom vermelho da Dior (ele pode ser visto ao fundo, sobre a mesa da professora, ao lado de sua bolsa Vogue). - Como você faz isso!?

O garoto olha pros peitos da mulher (500ml da BreastfulAmerica) e depois pro nosso amigo Thomas, sorrindo para ele e piscando seu olho direito, logo depois fazendo uma bolha com seu chiclete America's Gum.

Thomas já está em pé diante do sofá.

- ENTÃO! - a bolha estoura e Drick grita, de repente, empurrando a cena pro lado e dando espaço ao cenário anterior. - Você quer ser mais forte do que os pirralhos da sua sala? Quer meter a porrada naquele viadinho otário e esquisitão que senta lá no fundo!?

Atrás dele, na mesa onde estava o chiclete, as duas mulheres se beijam calorosamente enquanto uma desamarra o biquíni da outra. Dick, sem camisa e com o corpo grande e definido a mostra (tornando sua cueca da Calvin Klein perfeitamente visível), todo marcado por beijos Dior, prossegue:

- Faça como eu, mastigue o AMERICA'S GUM! Apenas nas MELHORES lojas por apenas 2 dólares - ele faz uma pequena pausa, como que prevendo a surpresa por causa do preço. - Se bem que, para um cara como você... dinheiro não deve ser um problema.

Nesse momento, pequenininho, aparece um aviso na tela dizendo que o preço do produto pode variar de acordo com o lugar onde ele é vendido (sendo, então, sempre vendido por um preço, no mínimo, duas vezes mais caro). Enquanto isso, Dick abaixa os óculos escuros  e pisca para os espectadores. Ao fundo, percebe-se um copo de café do Starbucks tombado dentro de seu Land Rover.

- Bem... agora, se me derem licença...

Dick pega mais um chiclete no bolso e se senta na mesa, entre as duas mulheres de biquíni que se beijavam. Elas sorriem excitadas. Enquanto uma delas tira seu cinto da Lacoste ao fitá-lo com um olhar pervertido, Dick faz uma bolha de chiclete e diz:

- Deus abençoe a América!

Um flash imperceptível exibe as palavras "COMPRE" e "MELHOR" em verde, num fundo branco com uma pirâmide e um olho ao fundo, por cima de uma enorme letra "G". Imediatamente, como se nada tivesse acontecido, "AMERICA'S GUM" aparece escrito na tela sobre a bandeira dos Estados Unidos.

"O CHICLETE FAVORITO DA AMÉRICA"

Ouve-se guincho agudo e triunfante de uma águia de cabeça branca e o animal passa voando orgulhosamente, em alta velocidade. O som do bicho ecoa, triunfante, repetindo as palavras "SEMPRE" e "OBEDEÇA" numa frequência tão rápida e distorcida que é quase inaudível ao ouvido humano.

O comercial acaba. O que passa em seguida na TV parece fora de foco, exibindo vultos obscurecidos e emitindo sussuros desinteressantes. Thomas apenas encara a TV com os olhos arregalados. Está maravilhado.

O garotinho rapidamente pega algumas moedas e corre pra fora de casa, onde encontraria dezenas de outras crianças correndo com trocados nas mãos. Tigre Mascarado, esse tempo todo, era filho da vilã do desenho, Madame Letal. Foi apenas na semana seguinte que Thomas foi saber disso, assim como todos os seus amigos, que também haviam perdido o final do episódio anterior. Estavam todos na fila da padaria.

Nenhum comentário: