sábado, 29 de março de 2014

As coisas que a gente pergunta...

- Quem está aí?

Virei assustada. Ninguém respondeu, e eu fiquei me perguntando se seria menos idiota se eu tivesse perguntado "tem alguém aí". Na minha pergunta, eu partia do princípio de que havia, sim, alguém pra me responder. Era uma pergunta que agora me parecia um tanto macabra... de alguma forma, ela se dirigia a alguma figura misteriosa que possivelmente jamais me responderia. 

- Tem alguém aí...?

Tentei corrigir. Agora, se ninguém me respondesse, eu pelo menos me sentiria segura. Tem alguém aí? O silêncio funcionaria como uma resposta negativa. Eu estaria sozinha, sim, apenas falando com ninguém e parecendo meio maluca... mas agora já era tarde demais. Eu não havia perguntando SE havia alguém ali, mas sim QUEM estava ali - e nesse exato momento, eu havia criado uma entidade silenciosa que nunca me responderia.

Desde então, anos depois, ela me acompanha. Esse vazio que não responde, essa resposta que existe mas não é falada. Eu me arrependo: tudo seria mais fácil se eu tivesse perguntado de uma forma diferente. Perguntado se havia algo a ser respondido, e não perguntado a resposta de uma pergunta que não tem resposta. Há coisas que nunca saberemos a resposta. E às vezes, existem coisas para as quais nunca saberemos as perguntas.

Mas não sei... acho que não tem jeito. Alguma hora, todos nós cometemos esse deslize. E a partir desse momento: criamos respostas pra perguntas que nunca deviam ter sido feitas. Tentei apagar aquilo da minha mente, perguntar de forma diferente, até mesmo decretar na sala escura:

- Se eu estiver sozinha, ninguém vai me responder.

Mas não adiantava mais se iludir - eu estava me comunicando com alguém. Eu estava, paradoxalmente, esperando que alguém me respondesse no vazio que não havia ninguém ali para me responder.

- Tem alguém aí? 

"Não", a voz me diz. "Não tem ninguém aqui."

É estranho explicar... mas acho que dá pra entender. Acho que tudo que eu esperava, no fundo, era esse alívio da confirmação do nada. Mas eu sabia que isso nunca ia acontecer.



2 comentários:

Anônimo disse...

foda. escreva mais, por favor.

xDDDre disse...

Só vi agora... quem ser!?

Obrigado, escreverei. :')